viviane

bem vindo ao blog

2006-10-21

ECS5-WEBER OS TIPOS DE DOMINAÇÃO

Os três tipos de dominação Podem-se encontrar três tipos de dominação, de submissão;pode depender de interesse e vantagens por aquele que obedece;pode depender de mero costume;ou pode simplesmente dar-se por afeto. A dominiação que depende do interesse é a dominação legal,nela seu tipo mais puro é a dominação burocrática,onde qualquer direito pode ser mudado mediante a um estatuto é essa dominação em grande parte são empresas onde o quadro administrativo são os funcionários e o que ordena é o superior,as práticas de dominação burocrática estão em ascensão em toda a parte.Essa dominaçãom pode ser heterônoma e heterocéfala, a primeira pela sua ordenação acha-se perscrita pelo estado e a segunda são os quadros judiciais que ocupam está função. A dominação tradicional dá-se na crença das santidades e poders senhoriais Seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal eo sultanato onde os verdadeiroas depotismos tiveram esse caráter, o conteúdo das ordens está na tradição,em sua administração não existe direito do administrador. A dominação patriarcal (do pai de família, do chefe da parentela ou do “soberano”) não é senão o tipo mais puro de dominação tradicional A dominação carismática dá-se em virtude da devoção ao senhor. Seus tipos mais puros são a dominação do profeta, do herói guerreiro e do grande demagogo, tem caráter comunitário o tipo que manda é o líder e o tipo que obedece é o apóstolo, o quadro administrativo é escolhido segundo carisma e vocação pessoais, e não devido à sua qualificação pessoal, à sua posição, ou à sua dependência pessoal, de caráter doméstico ou outro.A administração carece de regras, o senhor carismático tem de se fazer acreditar como senhor pela “graça de Deus”, por meio de milagres, êxitos. A dominação carismática é uma relação social especificamente extracotidiana e puramente pessoal.A sucessão pode processar-se de diversas maneiras: pela busca de indícios de qualificação carismática; pelo próprio portador do sistema por um apostolado ou um séquito carismaticamente qualificado.O princípio carismático de legitimidade, interpretado conforme seu significado primário. Nos dias de hoje ainda se encontra esses tipos de dominação em todos os lugares a sociedade precisa dessas dominações para manter-se equilibrada e coesa.A dominação legal encontra-se em empresas e até na escola, onde as regras seguem um estatuto e os funcionários são os professores e o que ordena quase sempre é o setor diretivo.A dominação tradicional se dá em países onde a monarquia está instalada e o poder passa de pai para filho e em algumas famílias de nossa sociedade essa dominação é bem presente.A dominação carismática encontra-se hoje nas igrejas e comunidades religiosas, onde se dá a qualificação carismática.Para que a sociedade de hoje se ordene é preciso levar em conta esas dominações.

7 Comments:

At 10/21/2006 05:20:00 PM, Blogger barbaazul said...

Viviane a dominação de uns sujeitos sobre os outros se dá em todas as esferas da sociedade e vemos essas situações todo o tempo. Adorei teu blog, Luciane Dutra

 
At 10/21/2006 11:19:00 PM, Blogger EDILAINE F. V. GUEDES said...

Teu texto esta bem claro e teus exemplos estão interessantes.
Parabéns pelo teu trabalho.

 
At 10/23/2006 06:19:00 PM, Blogger Irisinha Dias said...

Vivi!

Um texto muito bem escrito e bem situado em nosso tempo. Parabéns colega!

É visivel ainda sim a dominação nos nossos dias, mas será que ela é realmente necessária para que a sociedade exista sem conflitos???

Beijão

 
At 10/23/2006 08:45:00 PM, Blogger Su said...

Viviane e colegas!

A pergunta da Iris:

É visivel ainda sim a dominação nos nossos dias, mas será que ela é realmente necessária para que a sociedade exista sem conflitos???

pode ser um bom tópico para debate lá no forum do Rooda, ainda mais agora que juntamos Marx e Engels à Weber e Durkheim.

abraço,
Suzana

 
At 10/23/2006 09:28:00 PM, Blogger Sandra Viganigo Alves said...

Para iniciar preciso dizer que adorei o visual do seu blogger,e o mais bonito e colorido que ja entrei.Quanto a sua sintese nao deixamos de por umas e outras palavras dizer a mesma coisa,a dominacao sempre existiu e de uma forma ou outra ainda existe ultrapassando os limites do tempo.sandraalves

 
At 10/27/2006 07:31:00 PM, Blogger taniadutra said...

Parabéns pelo blog, está muito bonito, e quanto ao texto, infelizmente mesmo sem saber o porquê,nos encontramos inseridos ou no quadro dos dominados ou dos dominadores, e este quadro que devemos lutar para transformar.Abraços.

 
At 11/01/2009 03:31:00 PM, Blogger jorge morais said...

viviane,como eu posso explicar a minha classe de um jeito bem simples sobre dominação patriarcal?

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home