viviane

bem vindo ao blog

2006-11-12

ECS ATIVIDADE 9

Atividade em grupo MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. São Paulo, 1983.* O ensino e a educação da classe trabalhadora (p. 79 a 98) MARX E ENGELS-TEXTOS SOBRE EDUCAÇÃO E ENSINO Não há nenhum texto , artigo, ou livro de Marx e Engels dedicado exclusivamente a educação,porém esse tema aparece em muitas de suas obras como:O CAPITAL. Suas opiniões surgiram como críticas,em torno do tema educação está a divisão do trabalho,na medida que a sociedade agrária se transforma e uma sociedade industrial,os índices de analfabetismo se reduzem,porém o trabalho infantil e das mulheres aumentam e em seus manifetos Marx e Engels reivindicam ensino gratuíto e obrigatório,um ensino adequado geraria um a melhor força de trabalho. Um tema polêmico analisado por eles é o ensino estatal,pois as novas necessidades tecnológicas,determinaram a institucionalização do aparato escolar,que por sua vez passou a depender do estado. Visando todo esse contexto,esses pensadores analisaram a educação da classe trabalhadora,assim como a máquina o homem também se desgasta e tem que ser substituído,ora que se menor for o tempo de formação profissional,menor será o custo de produção e menor será o salário. Aponta em seus textos questões religiosas-morais que pregam uma submissão ao modelo burguês de pensamento, tanto do trabalho quanto da distribuição social.Tratam a burguesia como estupída e limitada,por não se preocupar em incultar nos operários a moral atual,e, de não ter meios nem vontade de oferecer ao povo uma verdadeira educação,pois se até os mestres de escolas se tornam trabalhadores produtivos não só para desenvolver a mente das crianças como para enriquecer os donos de escolas. Muitas questões são levantadas,muitas reivindicações são feitas,o ensino público é obrigatório para todas as classes sendo de responsabilidade do estado,mas a escola pública não passa de formadora de operários,pois não é da vontade da burguesia que a classe trabalhadora seja educada no mesmo nível que seus jovens,nas escolas só devem ser ensinada gramática e ciências naturais,as matérias que admitem conclusões diversas não devem ser ensinadas nas escolas,ou seja,não se deve ensinar a “pensar”,não se deve qualificar a classe trabalhadora afim de que não exijam salários melhores. (atividade em construção)

2 Comments:

At 11/14/2006 05:28:00 PM, Blogger Adriana Arruda Blog said...

Oi vivi!
Viu que faz referencia no texto aos estudantes russos que incorporaram bem a questao da producao, meios de producao, relacao entre trabalho e demais aspectos sociais? Aparece bem este tema no texto complementar. Dá uma olhadinha.
Beijos! Adri

 
At 12/05/2006 07:14:00 PM, Blogger Adriana Arruda Blog said...

Vivi,
a professora Susana deixou recado, pareceu a ela que o texto que foi postado na versão final era somente o meu, então separei numa outra postagem o que havia feito inicialmente para ela ver que o texto foi trabalhado e acrescido. Outra coisa, pelos comentários das colegas pareceu a ela que não hgaviamos colocados as idéias de todos, coloquei que as postagens e trocas tbm tiveram prazos e que duas colegas não haviam postado os seus textos indiv. a tempo e nem mandado contribuições por e-mail, mas que estamos revendo e se elas ainda mandarem as suas contribuições poderemos alterar e postar novamente, mas fiz isto pedindo envio poe e-mail, elas terão que reler, reformular o que acham necessário e mandar por e-mail o que acrescer ou alterar. Ok? Vc esta de acordo?
Beijos
Adri

 

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home